Auditoria de primeira, de segunda ou de terceira parte? Você entende as diferenças entre as possíveis auditorias que podem ser realizadas por uma empresa de consultoria?
Aqui listaremos estas auditorias, que inclusive são parte dos serviços oferecidos pela Alimentar Consultoria.
Iniciaremos pela auditoria de diagnóstico, que é uma auditoria para avaliação das condições de boas práticas de fabricação e/ou do sistema de gestão de uma empresa, com o objetivo de conhecer o seu nível de atendimento à um determinado critério ou norma.
A auditoria de primeira parte, também conhecida como auditoria interna, é a avaliação feita pela própria empresa, através de colaboradores internos capacitados e independentes ou com a contratação de uma empresa terceira especializada, para monitoramento periódico do seu sistema de gestão.
Já, para realizar uma avaliação em um estabelecimento em nome ou por solicitação de uma outra empresa, chamamos de auditoria de segunda parte. Que é a auditoria normalmente realizada em fornecedores. Inclusive, temos um artigo sobre auditorias na gestão de fornecedores.
Também existe a auditoria de terceira parte, que é a auditoria conduzida com propósito de certificação. Este é o único caso de auditoria não realizada pela Alimentar Consultoria, pois esta atividade deve ser realizada por um organismo certificador credenciado.
Em qualquer um desses casos o auditor deve ser qualificado e seguir as premissas de uma auditoria, que constitui em uma visita às instalações, avaliação documental de procedimentos e do sistema de gestão implantados e entrevista com colaboradores, a fim de entender o cenário e coletar evidências para identificar conformidades, não conformidades e/ou oportunidades de melhoria em relação ao escopo e critério previamente definidos entre o auditor e o auditado.
O critério da auditoria será a norma, legislação ou check list específico no qual o cliente quer avaliar seu grau de atendimento aos respectivos requisitos. Enquanto o escopo da auditoria será o processo e sua abrangência a ser avaliado.
As auditorias podem ser conduzidas de forma presencial ou remota. Sendo que para as auditorias remotas, espera-se um maior comprometimento e desenvoltura dos auditados e recursos disponíveis.
As auditorias, independentemente de seu tipo e forma de condução, seguem um plano / programação de auditoria definido e disponibilizado pelo auditor, sendo iniciadas com uma reunião de abertura, seguida do exercício da auditoria e reunião de fechamento. Posteriormente é emitido e enviado um relatório para devido conhecimento das constatações da auditoria e elaboração de um plano de ação pelo auditado a fim de tratar não conformidades evidenciadas.
Apesar de ainda gerarem uma certa tensão aos auditados, a auditoria é um exercício que contribui na identificação de “gaps” e na melhoria contínua do sistema de gestão, pois é uma avaliação feita por uma pessoa independente, sem vícios gerados pela rotina de trabalho. Por isso, não deixe de realizar essa avaliação do seu sistema de gestão. Seja numa avaliação interna ou em seus fornecedores, a Alimentar Consultoria, poderá te assessorar na elaboração de um programa de auditorias e/ou na realização das mesmas. Conte conosco.
.
.
Texto escrito por nossa consultora Larissa Oliveira