Em 7 de junho de 2019 será comemorado o primeiro Dia Mundial da Segurança de Alimentos (WFSD – World Food Safety Day). A data foi proclamada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de dezembro de 2018 e anunciada na 19° Conferência Global de Segurança de Alimentos da GFSI, que é um dos principais eventos anuais de segurança de alimentos que reúne mais de 1.000 líderes da área de mais de 50 países para promover globalmente a segurança de alimentos.
Se você, de alguma forma, estiver envolvido na cadeia de alimentos é provável que faça parte em garantir e manter os alimentos seguros. Se suas operações estão direta ou indiretamente produzindo, fabricando, colhendo, transportando, armazenando ou vendendo alimentos, você desempenha um papel muito importante na saúde e proteção do consumidor. Por isso, a segurança de alimentos é de extrema importância para garantir que os alimentos permaneçam seguros em todas as etapas da cadeia produtiva.
Segurança de alimentos é o termo usado para a prática de medidas de controle que visam garantir à níveis aceitáveis (ou ausência) perigos nos alimentos que possam prejudicar a saúde dos consumidores. Os riscos podem ser de natureza microbiológica, química ou física e, muitas vezes, são invisíveis a olho nu, como bactérias, vírus ou resíduos de pesticidas.
Segundo a ONU, há uma estimativa de 600 milhões de casos de doenças transmitidas por alimentos anualmente.
O Dia Mundial da Segurança de Alimentos colocará em evidência este assunto e terá como objetivo ajudar a prevenir, detectar e gerenciar os riscos alimentares, além de aumentar a conscientização a nível mundial sobre alimentos seguros e segurança alimentar.
.
Nós apoiamos essa data! Todos têm direito a alimentos seguros, nutritivos e suficientes!
.
Clique e veja a matéria deste tema no Codex Alimentarius.
Clique e veja a divulgação deste tema no FDA.
Conte com a Alimentar Consultoria para manter a qualidade e segurança de alimentos em seu processo.
.
.
Texto escrito por nossa consultora Larissa Oliveira