Auditoria de homologação e monitoramento de fornecedores

10 de setembro de 2024

O processo de homologação de fornecedores é um desafio significativo para os Sistemas de Gestão de Segurança do Alimento. O objetivo deste processo é garantir aquisições de insumos e serviços seguros e de boa qualidade, em conformidade com as principais normas de segurança de alimentos.
Quando um fornecedor não possui uma certificação de segurança de alimentos, como FSSC 22000, IFS ou BRC, critérios de seleção mais rigorosos devem ser adotados, como o preenchimento de questionários de autoavaliação e a solicitação de documentos que comprovem que a empresa tem controle de seu processo de produção, como o Plano APPCC e o programa de defesa dos alimentos e mitigação de fraude. Porém, para fornecedores críticos, como por exemplo o fornecedor da principal matéria prima de um produto, apenas uma avaliação de documentos pode não ser suficiente para a confiança requerida, sendo necessária então a realização de auditorias presenciais.
A realização de auditorias de segunda parte em fornecedores traz diversas vantagens como: o aumento da confiança nas práticas e processos adotados pelo fornecedor, avaliação do atendimento aos requisitos de qualidade e segurança dos alimentos, evidências objetivas de conformidade ou de não conformidade que ajudam a identificar potenciais riscos, além de promover a melhoria contínua, uma vez que as constatações servirão para o aprimoramento do processo dos fornecedores. 
Mais que uma simples avaliação, a auditoria de fornecedores busca o compartilhamento de boas práticas para elevar os padrões de qualidade e segurança de alimentos em toda a cadeia produtiva. Para isso, se faz necessário um planejamento estruturado, contemplando objetivos, escopo e critérios de avaliação. Tudo isso, para alcançar o objetivo principal, produzir alimentos seguros. Fortaleça a cadeia de suprimentos, você também.

Entre em contato e saiba como podemos te ajudar com as auditorias de fornecedores.