PDCA no planejamento de capacitação dos colaboradores

11 de janeiro de 2021

2020 foi atípico, passou muito rápido e o cronograma de treinamentos em Segurança de Alimentos das empresas pode não ter sido cumprido, sendo adiado ou cancelado. As restrições impostas pela pandemia, o congelamento nos investimentos e as incertezas de retomada das atividades são justificativas, mas podem não ser aceitas em auditorias ou questionários de auto avaliação, pois o programa de treinamentos precisaria ter sido executado de alguma forma.

Então é hora de correr atrás do prejuízo e atualizar a lista de colaboradores não treinados e iniciar um planejamento para os treinamentos de reciclagem e capacitação para 2021. Você já experimentou aplicar o PDCA para este processo?

Um dos “gurus da qualidade” Edwards Deming nascido em 1900, foi um consultor norte americano que fez contribuições significativas para a gestão da qualidade que conhecemos hoje. Ele foi ao Japão aplicar treinamentos para empresários sobre técnicas estatísticas voltadas ao controle de qualidade, e suas contribuições foram relevantes para a toda a indústria da época e são usadas até hoje.

Foi Deming que propagou o tão aplicado ciclo PDCA. Outra contribuição bastante relevante são os 14 pontos do método de Deming para a melhoria contínua, e vamos destacar aqui um desses pontos:

– “Manter objetivos permanentes para melhorar os produtos e serviços, ou seja, pensar em metas que a empresa deve cumprir a longo prazo. Isso inclui criar novos produtos e métodos de produção para o futuro, incluindo o treinamento constante dos funcionários e a melhoria contínua dos projetos; tudo isso deve ser feito com as expectativas dos clientes em mente.”

Qualquer semelhança com o ciclo PDCA não pode ser mera coincidência, pois ao planejar (Plain) é plausível estabelecer metas mensuráveis e a metodologia para alcançá-las, podendo incluir a revisão de procedimentos, a realização de treinamentos e principalmente a elaboração de um plano de ação.

No geral, antes de agir (Do) é necessário avaliar se os treinamentos são adequados para que as metas estabelecidas anteriormente no planejamento sejam alcançadas e, somente após essa avaliação os treinamentos apropriados devem ser aplicados.

Os objetivos planejados e aplicados nos treinamentos devem ser checados (Check), e se não forem alcançados a metodologia do treinamento deverá ser reavaliada para alcançar melhorias (Act).

Com isso, nós te convidamos a refletir sobre os seguintes pontos:

Em 2020, você conseguiu aplicar todos os treinamentos planejados para sua equipe?

Você já iniciou o planejamento dos treinamentos da sua equipe para 2021?

Seja de forma remota ou presencial, não deixe de programar seus treinamentos. A construção da cultura de segurança de alimentos depende disso.

.

Se precisar de ajuda, fale conosco. Desenhamos treinamentos de acordo com a necessidade e conveniência da sua empresa e garantimos um conteúdo adequado, técnico e atualizado para que sua equipe se mantenha capacitada e motivada com a qualidade e segurança de alimentos.

.

.

Texto escrito por nosso consultor Rudnei de Castro.