29 de outubro de 2020

A ISO 9001 está sendo avaliada formalmente para determinar se deve ser revisada.

Sabe-se que as normas ISO passam por uma revisão periódica em seu conteúdo ao completar 5 anos de publicação, para avaliar a necessidade de serem revisadas, mantidas ou canceladas. Como a 5° edição (última e atual versão) da ISO 9001 foi publicada em 2015, espera-se que em 2020 haja uma revisão desta norma. No entanto, na prática essa revisão não dura exatos 5 anos e o processo não é tão direto assim.

Historicamente, o que ocorre é que a cada 5 anos é feita uma análise sistemática, onde os membros da ISO de todos os países afiliados realizam uma pesquisa de avaliação da norma. Se ao final da pesquisa, aproximadamente 1 ano após o início, for verificada a necessidade de alguma alteração na norma é aberto um estudo mais detalhado que durará em torno de 1 ano também.

Se aplicarmos isto para a ISO 9001:2015, estamos falando de termos uma nova versão finalizada e divulgada por volta de 2023; isto se na pesquisa de avaliação for constatada a necessidade de alguma alteração (uma decisão sobre se deve ou não iniciar a revisão será feita pela ISO / TC 176 / SC2 no final do primeiro trimestre de 2021*).

Vale ressaltar que a última revisão da ISO 9001 teve mudanças significativas, como nova estrutura e abordagem baseada em risco. Portanto, não se espera grandes alterações nesta avaliação/revisão, se houver.

Indivíduos ou empresas não podem se tornar membros da ISO mas podem participar da pesquisa de avaliação, que é aberta ao público e avalia a aceitação da norma. Esta participação pública servirá de entrada para a tomada de decisão sobre a necessidade de revisão**. Envolver-se neste processo de pesquisa e avaliação da norma ISO 9001:2015 pode trazer vantagens significativas para o seu negócio, pois demonstrará suas preocupações e necessidades que afetam o seu Sistema de Gestão, e resultará em saber se a norma é adequada ou se precisa ser melhorada.

A pesquisa será encerrada em 31 de dezembro de 2020. Clique aqui e participe!

 

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o membro nacional da ISO; ou seja, quem representa a ISO em nosso país. Conheça quais são os membros ISO de cada país afiliado.

Quer entender um pouco mais sobre a Análise Sistemática pela ABNT? Acesse aqui.

.

Como um usuário atual ou potencial da ISO 9001, sua contribuição é muito importante para ajudar a evoluir a norma.

.

* A ISO / TC 176 tem considerado “conceitos futuros” de qualidade; e esta pesquisa avaliará também a aceitabilidade de tais conceitos com os usuários, para possível inclusão em uma futura edição da ISO 9001.

** A pesquisa é realizada através do site Survey Monkey, está disponível em 13 idiomas diferentes e consiste em 20 perguntas que durarão em torno de 10 a 15 minutos para serem respondidas.

.

.

Texto escrito por nossa consultora Larissa Oliveira