A nova lista de decisões do Conselho de Partes Interessadas (BoS) foi divulgada em 12/03/2024 e trouxe atualizações das decisões aplicáveis ao Esquema FSSC 22000 Versão 6. Sendo elas:
Inclusão de data da última Auditoria não Anunciada no Certificado: Agora, além dos requisitos indicados na Seção 7.2, o certificado FSSC 22000 deve indicar a data da última auditoria não anunciada, em conformidade com os padrões do GFSI.
Requisito Adicional para a categoria de empresa de conversão primária animal (C0): Para a categoria C0, além do que já é determinado sobre rastreabilidade no item 8.3 da ISO 22000:2018, as organizações devem estabelecer e manter procedimentos e sistemática para garantir a rastreabilidade completa de todas as partes comestíveis da carcaça, enquanto sejam próprias para o consumo humano (incluindo sangue para consumo humano).
Exigências Laboratoriais aprimoradas: A cláusula 2.5.1 a) dos Requisitos Adicionais teve seu texto alterado, com a inclusão da necessidade de que os laboratórios que realizam análises de segurança de alimentos devem seguir requisitos aplicáveis da ISO/IEC 17025 para a validação dos métodos analíticos e para as boas práticas de laboratório.
Incorporação de requisitos relacionados a Mudanças Climáticas: A ISO atualizou a norma ISO 22000:2018 para incluir requisitos relacionados a mudanças climáticas, especificamente nos itens 4.1 e 4.2. Agora as organizações, além de identificar questões internas e externas relevantes, também deverão considerar o efeito das Mudanças Climáticas na capacidade do seu sistema em alcançar os resultados pretendidos (em 4.1) e também devem considerar se as partes interessadas possuem requisitos relevantes relacionados a mudanças climáticas (em 4.2).
As empresas certificadas devem estar atualizadas com essas mudanças até dia 01 de abril de 2024 e incluir esses novos requisitos em seus protocolos de auditoria interna.
Para mais informações e orientações específicas sobre como implementar essas atualizações, não hesite em contatar nossa equipe.